Logo no início do corredor que leva o público para conhecer as novidades da Fevest Festival 2017, uma peça chama atenção pelo glamour. Uma lingerie combinada com uma joia, trabalho conceitual, fruto do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). Nele, empresas do polo de moda íntima de Nova Friburgo e de joias e bijuterias do Rio de Janeiro poderão ter seus negócios alavancados por meio parcerias e capacitações. A iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae será coordenada pelo Sistema Firjan no Estado do Rio.
De acordo com Ana Carla Torres, coordenadora de Moda do Sistema, a proposta do Procompi é capacitar gratuitamente 26 empresas de joias e bijuterias e moda íntima para o desenvolvimento conjunto de produtos de alto valor agregado. O programa contará com a formação de 13 duplas de empresas, cada uma composta por uma indústria de confecção e outra de joias.
Durante um ano, elas assistirão a seis workshops, que abordarão temas como gestão, processo produtivo, etapas de comercialização e desenvolvimento de produto. As empresas selecionadas também ganharão consultorias, presenciais e à distância, para cada tema abordado nesses encontros.
O projeto foi elaborado em conjunto com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest) e o Sindicato das Indústrias da Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro (Sindijoias).
A Fevest, mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima, é também o principal evento de negócios de Nova Friburgo e o maior polo fabricante de moda íntima em todo o Brasil. A feira é uma realização do Sindvest, promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube; e organização da Teia de Eventos.
Inscrição
As empresas interessadas em participar do Procompi poderão pleitear a adesão ao programa por meio do preenchimento de um formulário diagnóstico, disponível aqui, até 13 de julho. Após o período de inscrição, o corpo técnico do Senai realizará uma curadoria em conjunto com os sindicatos e o Sebrae para seleção das indústrias.
De acordo com Ana Carla, a pesquisa norteará os empresários participantes do Procompi na criação de seus projetos: “Vamos desenvolver o produto em cima do resultado da pesquisa de consumo feita na Fevest. A ideia do programa é responder ao que o público consumidor espera da moda íntima”.
As coleções desenvolvidas ao longo do programa serão exibidas na edição 2018 da Fevest. Para mais informações sobre o programa, envie um e-mail para cadeiadamoda@firjan.com.br. Nesta página é possível encontrar um link para preencher um formulário de inscrição: www.firjan.com.br/noticias/procompi-1.htm
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Assessoria de Imprensa - Firjan
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