quinta-feira, 13 de julho de 2017

Fevest Festival 2017 supera mais uma vez as expectativas

Os resultados da 27ª Fevest Festival - Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima surpreenderam os organizadores e expositores. O evento, que aconteceu entre os dias 5 e 9 de julho, encerra sua edição com números significativos. Estandes ocupados, corredores lotados, palestras, desfiles e, principalmente, muitas vendas. Ao longo dos cinco dias de Fevest, 19 mil pessoas, entre expositores, visitantes, compradores nacionais e internacionais, passaram pela feira, instalada no Nova Friburgo Country Clube.



Segundo o balanço do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região, Sindvest, realizador da feira, a estimativa de geração de negócios a partir dessa nova edição é de R$54 milhões. O evento, que contou com 120 estandes, ocupados por expositores e fornecedores do setor, recebeu visitantes de 24 estados brasileiros e de 120 cidades, além de países como Estados Unidos, Rússia, Itália, Peru, Angola, Portugal, França, Porto Rico, Bolívia e Chile.

Nesta edição, além de a feira apresentar ao público produtos com tecidos tecnológicos, em diversas texturas e rendas, acessórios sofisticados, estampas com cores sobrepostas e efeitos degradé, com propostas aliadas à inovação e tecnologia, um dos grandes destaques foi a 'peça conceito' estimada em R$12 mil apresentada no desfile de abertura, no dia 5, e exposta em um dos corredores da feira durante todos os dias. A lingerie possui 3m de cordão em ouro branco, 152 brilhantes, renda guipir e microfibra de poliamida com elastano.

Esse conceito é fruto do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). Nele, empresas do polo de moda íntima de Nova Friburgo e de joias e bijuterias do Rio de Janeiro poderão ter seus negócios alavancados por meio parcerias e capacitações. A iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae será coordenada pelo Sistema FIRJAN no estado do Rio.



O Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região conta com 1.400 confecções e é responsável por mais de 25% da produção do mercado brasileiro, aproximadamente, 114 milhões de peças por ano. Nova Friburgo é reconhecida há alguns anos como a Capital Brasileira da Moda Íntima, referência no setor por representar o desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no Brasil.

Fevest 2018



A cada ano, Nova Friburgo vem se reafirmando como a ‘Capital da Moda íntima’ e referência no setor. O Sindvest já se organiza e planeja para a próxima edição da Fevest 2018, que será realizada no mesmo formato, entre os dias 4 a 8 de julho, sendo que os realizadores já estão estudando a viabilidade de novas parcerias, com a Rhodia e Lycra, por exemplo, e muitas novidades, não só para a 28ª Fevest, mas para os próximos meses.

A Fevest é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube, Abit; e organização da Teia de Eventos.


LINK para fotos Montagna Filmes: https://www.dropbox.com/sh/rbab855do11yt59/AACHE4rulH3gV0lMKMTHLDmxa?dl=0

sábado, 8 de julho de 2017

Confira FOTOS da FEVEST FESTIVAL 2017



Fevest 2017 - joias e moda íntima

Logo no início do corredor que leva o público para conhecer as novidades da Fevest Festival 2017, uma peça chama atenção pelo glamour. Uma lingerie combinada com uma joia, trabalho conceitual, fruto do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). Nele, empresas do polo de moda íntima de Nova Friburgo e de joias e bijuterias do Rio de Janeiro poderão ter seus negócios alavancados por meio parcerias e capacitações. A iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae será coordenada pelo Sistema Firjan no Estado do Rio.

De acordo com Ana Carla Torres, coordenadora de Moda do Sistema, a proposta do Procompi é capacitar gratuitamente 26 empresas de joias e bijuterias e moda íntima para o desenvolvimento conjunto de produtos de alto valor agregado. O programa contará com a formação de 13 duplas de empresas, cada uma composta por uma indústria de confecção e outra de joias.

Durante um ano, elas assistirão a seis workshops, que abordarão temas como gestão, processo produtivo, etapas de comercialização e desenvolvimento de produto. As empresas selecionadas também ganharão consultorias, presenciais e à distância, para cada tema abordado nesses encontros.

O projeto foi elaborado em conjunto com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest) e o Sindicato das Indústrias da Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro (Sindijoias).

A Fevest, mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima, é também o principal evento de negócios de Nova Friburgo e o maior polo fabricante de moda íntima em todo o Brasil. A feira é uma realização do Sindvest, promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube; e organização da Teia de Eventos.

Inscrição

As empresas interessadas em participar do Procompi poderão pleitear a adesão ao programa por meio do preenchimento de um formulário diagnóstico, disponível aqui, até 13 de julho. Após o período de inscrição, o corpo técnico do Senai realizará uma curadoria em conjunto com os sindicatos e o Sebrae para seleção das indústrias.

De acordo com Ana Carla, a pesquisa norteará os empresários participantes do Procompi na criação de seus projetos: “Vamos desenvolver o produto em cima do resultado da pesquisa de consumo feita na Fevest. A ideia do programa é responder ao que o público consumidor espera da moda íntima”.
As coleções desenvolvidas ao longo do programa serão exibidas na edição 2018 da Fevest. Para mais informações sobre o programa, envie um e-mail para cadeiadamoda@firjan.com.br. Nesta página é possível encontrar um link para preencher um formulário de inscrição: www.firjan.com.br/noticias/procompi-1.htm

_______________________
Assessoria de Imprensa - Firjan

Fevest 2017 - Conceitos de sustentabilidade

Sebrae investe em conceitos de sustentabilidade para elaboração de seu estande e aposta na convergência setorial como fonte de fortalecimento da Moda na 27ª edição da Fevest

Diante da apresentação do novo conceito adotado para a 27ª edição da Fevest Festival – a maior Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima têxtil do país - denominado “Fevest 5.0”, em que tecnologia e inovação se mesclam aos princípios da sustentabilidade, o Sebrae/RJ buscou a mais pura representação desses ideais ao montar seu estande, que poderá ser visitado pelos frequentadores até o dia 9 de julho, quando se encerra o evento.

A iniciativa trata-se do upcycling, termo utilizado para a reinserção de materiais que seriam jogados no lixo para criar novos produtos sem o processo de reciclagem – que transforma algo que está no fim de sua vida útil em artigos novos e com valor agregado.

De acordo com Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae/RJ, essa iniciativa é a palavra do momento no mundo fashion. “Em tempos em que os avanços tecnológicos possibilitam o aprimoramento de técnicas e conceitos, nada mais adequado do que investir na redução, reutilização e reciclagem dos materiais, ainda mais quando associamos essas ideias ao setor da Moda, que já tem em sua essência uma postura de vanguarda. Essas iniciativas já fazem parte do imaginário criativo dos maiores estilistas e designers em todo o mundo e, justamente por isso, é que resolvemos trazer para o público local a tradução física e literal destes novos conceitos que unem inovação e sustentabilidade”, ressaltou.

Foto: Carlos Mafort
Quem visitar o estande do Sebrae/RJ durante a Fevest, poderá dar uma pausa nas atividades da feira para descansar e desfrutar de uma boa conversa em assentos diferenciados e elaborados com tecidos e outros materiais reaproveitados, além de poder admirar esses produtos exclusivos. São bancos, cadeiras, mesa, armário, puffs, entre outros mobiliários em exposição que estão disponíveis para a utilização do público na feira.

A decoração do estande também é toda feita com material reutilizado, de acordo com os conceitos de sustentabilidade e upcycling destacados nesta edição da Fevest

Convergência setorial

Durante a abertura oficial da 27ª edição da Fevest Festival, a presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ, Carla Pinheiro, tratou de destacar a importância da convergência entre os segmentos da Moda, como Praia, Fitness, segmento Íntimo, Bijuterias, Joias, Folheados e Acessórios para potencializar e acelerar o desenvolvimento do setor.

Segundo a gestora, que também é presidente da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (Ajorio), a união entre esses segmentos, além de fortalecer o setor, abre espaço para a criatividade e a inovação dos envolvidos nessa cadeia produtiva. “A indústria, o comércio, os pequenos e micro negócios estão atrás de novas estratégias para a retomada do crescimento e acredito que a união entre eles, somada aos esforços dos segmentos da Moda, possam ser as ferramentas fundamentais para que vislumbremos, em breve, um cenário mais positivo para todos. É justamente o trabalho feito com a união de pessoas dedicadas e competentes que possibilitou que um evento como a Fevest se consolidasse e tivesse uma visibilidade cada vez maior ao longo dos anos, não só em todo país, mas também no exterior. Por isso acredito que a convergência de ideias e a união de esforços sejam o caminho ideal para obtermos sucesso em nossos objetivos enquanto empresários e cidadãos”, destacou.

Palestras

No primeiro dia da Fevest Festival 2017º Sebrae/RJ realizou a palestra com o tema: “As 10 principais soluções de vender pela internet”, que aconteceu às 16h30, no auditório principal do Country Club.
Na quinta-feira, às 16h, é a vez da palestra: “Sua empresa está online? – Conheça as oportunidades através do comércio eletrônico” que será ministrada pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM/RJ), Rodrigo Bandeira, que vai abordar a importância da interatividade que deve ocorrer entre os negócios da Moda e seu público consumidor através de ferramentas digitais como o e-commerce que contribuem significativamente para o incremento do faturamento das empresas.

Na sexta-feira (07/07) foi a vez da palestra “Eco Chic: As marcas de sucesso serão éticas e sustentáveis”, ministrada por Fábio Monnerat, gerente de Marketing da empresa “CCM – Gym De Luxe”, que tratará da importância e das maneiras de como associar uma marca a princípios éticos e de sustentabilidade de acordo com valores sociais contemporâneos.
A iniciativa de realização das palestras fazem parte do projeto “Sebrae Moda Negócios”.
Para participar das palestras basta os visitantes comparecerem no auditório do Nova Friburgo Country Club, onde a feira está sendo realizada.
   
Assuntos abordados durante a abertura

Lei da Moda

A cerimônia de abertura da 27ª edição da Fevest Festival não foi um momento reservado apenas às comemorações pela estrutura e realização do evento e desfiles, mas também para serem abordados temas como a Lei da Moda (Lei nº 6.331/2003), que reduz a cobrança do ICMS para 2,5% a empresas do setor e que corre o risco de ser revogada em razão da crise financeira pela qual atravessa o Governo do Estado.

A chegada da lei, como foi destacada na cerimônia, possibilitou a conquista de incentivos fiscais para toda a cadeia produtiva da indústria da Moda, que inclui o setor têxtil e de confecção de couros, peles, calçados, artefatos e artigos de joalheria, ourivesaria e bijuteria. Com o fim da validade desta lei, estima-se que as empresas do setor passem a pagar alíquota de 20% relativa ao ICMS, o que para especialistas, inviabilizaria muitos investimentos e negócios do setor.

Procompi

Outro assunto abordado na abertura da Fevest foi a importância do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), que é fruto da parceria entre o Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Procompi já ajudou mais de 6 mil empresas de 17 setores industriais em todo país e tem como objetivo melhorar a competitividade das empresas em três níveis: empresarial, estrutural e sistêmica, contribuindo para o desenvolvimento local e do País.

Na atual edição do programa, 26 empresas de Moda serão capacitadas através de workshops, consultorias e palestras que vão aprimorar suas capacidades gerencial, inovadora, associativa e de sustentabilidade ambiental.

Presenças

Estiveram presentes no evento, além das representantes do Sebrae, o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), Marcelo Porto; o representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Firjan, Antônio Cesar Berenguer; o prefeito de Nova Friburgo, Renato bravo; o prefeito de Santa Maria Madalena, Beto Verbicário; e os deputados estaduais Samuel Malafaia e Wanderson Nogueira, que segundo as autoridades presentes, têm contribuído para mobilizar outros parlamentares do Estado em favor da prorrogação da Lei da Moda.

A Fevest é uma feira de negócios voltada para compradores do Brasil e do exterior, e reconhecida como uma das principais plataformas de lançamentos e tendências. Na edição de 2016, a feira recebeu aproximadamente 20 mil visitantes durante os cinco dias de evento, que contou com 120 expositores, entre confeccionistas e fornecedores. Foram gerados R$ 54 milhões em negócios a partir do evento do ano passado.

A Fevest é uma realização do Sindvest, promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube, Abit; e organização da Teia de Eventos.

Alunos dividem passarela da Fevest 2017 com marcas renomadas no mercado

Peças criadas por alunos do Senai Espaço da Moda dividiram a passarela da Fevest 2017 com marcas já consagradas no cenário nacional. A escola é pioneira no estado do Rio, única totalmente dedicada ao setor, com tecnologia de ponta e conteúdo que acompanha tendências mundiais. As criações, que marcaram presença no desfile de abertura da feira na quarta-feira (5/7), em Nova Friburgo, região Serrana do Rio, são fruto do projeto Novos Talentos, que há três anos mobiliza os estudantes a produzir modelos inovadores com propostas inusitadas.

Grande surpresa do desfile, peças feitas de jornal que foram rasgadas durante performance.
Foto Patrick Enoc

A Fevest é a mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima. É também o principal evento de negócios de Nova Friburgo e o maior polo fabricante de moda íntima em todo o Brasil.

Durante a abertura da Feira, o diretor do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ), Antônio Berenguer, representante do Sistema FIRJAN, destacou a importância do setor têxtil e de moda como gerador de negócios para o Rio de Janeiro. “O setor de moda é um ambiente de mudanças constantes, novidades e entusiasmo de quem vivencia e atua nele. Nova Friburgo é a campeã da moda íntima no país e representa um grande polo gerador de empregos e negócios que se reinventa constantemente”, explicou. A Federação das Indústrias apoia o evento desde a primeira edição.

Peça inspirada na Grécia celebrando o conceito de Upcycling.
Foto Patrick Enoc
Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), acredita que a retomada do crescimento se dá pela forma que os empresários do vestuário enfrentam as dificuldades.” Estamos na contramão da crise pela inventividade e afinco dos empresários na intenção de driblar as dificuldades. Essas são razões para acreditar em Friburgo e no crescimento econômico local”, afirmou.

Porto destacou ainda a importante atuação do SENAI na formação de mão de obra qualificada, o que evidencia a constante renovação do polo e a promessa de um legado. “É a continuidade de um projeto. Hoje eles são apenas alunos, mas desfilaram seus desenhos junto a grandes marcas e desenvolveram um produto de alta qualidade. Isso dá segurança e certeza de que o polo seguirá. A partir da qualificação profissional e o capital intelectual local cria-se a possibilidade de eternizar a marca Nova Friburgo com excelência”, garantiu o empresário.

A aluna Rhanna Menezes, representante de um dos grupos escolhidos para a passarela ficou encantada quando soube da escolha. ” Ficamos de boca aberta. É uma satisfação e orgulho muito grande ver o nosso trabalho realizado. A gente se sente capaz de qualquer coisa, afinal a proposta foi fazer algo que ia do lixo ao luxo”, garantiu. A equipe de Rhanna escolheu a Grécia como tema e trabalhou as cores azul e branco para representar o litoral grego. Todas as peças participantes do projeto foram desenvolvidas a partir de materiais que seriam descartados.

A participação dos alunos do SENAI Espaço da Moda não parou por aí. Eles foram responsáveis pela produção de três looks que utilizaram folhas de jornal como matéria-prima. Além disso, quatro peças do projeto social do grupo Loucos por Lingerie também foram criados por estudantes e agora ilustram as páginas do calendário cuja venda será revertida para o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), instituição que cuida de idosos em Nova Friburgo.

A indústria de vestuário de Nova Friburgo e região conta com mais de 1.100 estabelecimentos e emprega 11.195 trabalhadores com carteira assinada, sendo 87% fabricando moda íntima, segundo dados do Sistema FIRJAN. Depois de um período de recessão, com fechamento de vagas no ano passado, o setor voltou a contratar e caminha no sentido inverso a outros segmentos industriais.

A Fevest é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube, Abit; e organização da Teia de Eventos.

_______________________
Assessoria de Imprensa - Firjan

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Monthal apresenta na Fevest Festival 2017 fibra desenvolvida com sobras de tecidos

Projeto inédito ficou entre os três primeiros colocados da
Categoria Processos do Prêmio Nacional de Inovação



A Monthal, empresa que participa da Fevest Festival 2017 – Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima, de 5 a 9 de julho, no Nova Friburgo Country Clube, não só é uma marca conhecida no mercado pela qualidade em design, conforto e inovação de seus produtos, mas também por se preocupar em preservar o meio ambiente e realizar trabalhos sociais no seu entorno.

A marca ficou entre os três finalistas ao Prêmio Nacional de Inovação, uma iniciativa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae, para reconhecer as melhores iniciativas em processos e em gestão da Inovação no Brasil. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 26 de junho, e quatro mil empresas de todo Brasil se inscreveram para participar da premiação.

O projeto que concorreu ao prêmio foi batizado de Reboard e desenvolvido pelo gerente de produção da Monthal, Felipe de Souza. Depois de todo reaproveitamento do tecido na confecção, ainda havia sobra, que ia para o lixo. Através de muita pesquisa e estudo, Felipe desenvolveu uma fibra sólida, proveniente de um processo químico utilizando o tecido sintético. “O desenvolvimento dessa fibra é inédito e foi tema do meu TCC no curso de pós-graduação “, disse Felipe.

Com essa fibra também foi feito o assento de um banco, que participou da Mostra do Mobiliário Brasileiro, no Masp, no início deste ano. “Ainda estamos produzindo peças de forma artesanal, mas já estamos desenvolvendo os meios para a produção em escala industrial”, explicou Eleonora Erthal, proprietária da empresa.

E um desses meios é a criação de uma máquina que transformará a mistura química em anéis, pulseiras e o que mais a imaginação permitir, utilizando formas. “Temos planos ousados para futuro. Empoderar mulheres, através da criação de uma nova cadeia de produtiva, gerando empregos. Como estamos localizados no interior do Rio de Janeiro, em uma área rural, vemos que várias mulheres ficam ociosas, enquanto seus maridos trabalham no campo. Com a máquina conseguiremos levar trabalho para estas mulheres, criando produtos que elas gostam e veem no dia a dia”, revela Felipe. Mas, o intuito não é ficar só na indústria da moda. “Almejamos para o futuro alcançar escala de produção também através de mobiliário e peças para construção civil” disse Felipe.

Com a fibra podendo ser usada em tantos setores e com tantas finalidades e, principalmente, por tratar-se de um processo que transforma resíduos sem utilização em novos materiais ou produtos, criando uma nova finalidade a eles, o projeto Reboard conta com o apoio da Rhodia, que produz a fibra usada na fabricação do tecido sintético.

A Fevest é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube, Abit; e organização da Teia de Eventos.
 
FEVEST FESTIVAL 2017 – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima
Data: 5 a 9 de julho de 2017
Horário: 13h às 20h
Local: Nova Friburgo Country Clube
Endereço: Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo – RJ
Credenciamento e programação: Fevest Festival

Participação de Luana Piovani na Fevest Festival 2017


A empresa De Chelles irá comemorar seus 30 anos na Fevest -Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima-, com um Fashion Show, que terá a participação de Luana Piovani, na sexta- feira, 7 de julho, às 17 horas, no Nova Friburgo Country Clube. 

A cada nova estação, a moda se reinventa ao oferecer novas possibilidades de serviços e produtos ao mercado têxtil. Pensando nisso, a FEVEST Festival - 27ª Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima – apresentará, de 5 a 9 de julho, os principais lançamentos do Polo de Nova Friburgo e Região para a temporada primavera-verão 2017/ 2018, e início da rodada de negócios com compradores dos mercados nacional e internacional.

O evento será realizado no Nova Friburgo Country Clube, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Como no ano anterior, a FEVEST terá abertura ao público nos dias 8 e 9 de julho, quando os visitantes poderão comprar direto dos fabricantes, em uma grande ação de varejo onde os expositores comercializarão seus produtos.

A feira contará com um espaço total de 12 mil m², aproximadamente 120 estandes, com as indústrias de confecções, matérias-primas, serviços e tecnologia, e uma área gastronômica, repleta de food trucks de Nova Friburgo e região, com opções de produtos de qualidade que estarão à venda para expositores, compradores e visitantes.   

A FEVEST é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube, Abit; e organização da Teia de Eventos.
  

FEVEST FESTIVAL 2017 – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima 
Data: 5 a 9 de julho de 2017
Horário: 13h às 20h
Local: Nova Friburgo Country Clube
Endereço: Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo – RJ
Credenciamento e programação: http://fevestfestival.com.br/