Sindvest apostou em um novo formato e o balanço é positivo
Foto Pedro Bessa |
A 26ª edição da Fevest -Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima-, realizada em Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, de 6 e 10 de julho, recebeu aproximadamente 20 mil pessoas e a estimativa é alcançar R$54 milhões de negócios a partir do evento, que contou com a participação de 120 expositores confeccionistas e fornecedores.
Segundo pesquisa feita durante a feira, o evento recebeu visitantes de todos os estados brasileiros, como Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina, e de países de todos os continentes, como Paraguai, Angola, China, Bolívia, Itália, Austrália e Estados Unidos.
Segundo a diretoria do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), a estimativa é que as empresas do Polo de Moda Íntima alcancem, a partir da 26ª edição da Fevest, a cifra de R$54 milhões em negócios, frente aos R$ 48 milhões do ano passado. Para se ter uma ideia, nos dias de varejo (9 e 10), as confecções venderam cerca de 50 mil peças a varejo, resultado da venda direta ao consumidor final.
Foto Pedro Bessa |
FIRJAN
Foto Pedro Bessa |
Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), a região Centro-Norte Fluminense, onde está situado o Polo de Nova Friburgo, exportou 32% a mais de moda íntima em 2015, em comparação a 2014. O valor subiu de US$ 762 mil para US$ 1 milhão.
No segmento de moda, o Polo de Nova Friburgo é responsável por mais de 25% da produção do mercado brasileiro, gerando 20 mil postos de trabalhos, sendo 8 mil diretos e 12 mil indiretos. De acordo com pesquisa da FIRJAN, o setor de moda do estado do Rio possui 26.667 estabelecimentos formais, que empregam 195.797 trabalhadores com carteira assinada. E segundo os organizadores da 26ª edição da Fevest, a feira gerou aproximadamente 3 mil empregos diretos e indiretos.
SEBRAE
A Fevest contou com o SEBRAE, que levou à Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima uma exposição de outros segmentos econômicos, como é o caso da truticultura, chocolates, cafés regionais, cervejas especiais, cachaças artesanais, além de equipamentos do setor metal-mecânico e das potencialidades turísticas da região.
A iniciativa de dividir os holofotes da Moda com os demais setores partiu do Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, que montou seu estande com o tema “Vocações Regionais”, com o objetivo de divulgar o que a região tem de melhor e oferecer aos visitantes uma experiência diferente da que eles estão acostumados.
Foto Carlos Mafort |
Ações sociais
O projeto ‘Casca de Cebola’, ação que consiste em sensibilizar homens, mulheres e crianças a doarem seus cabelos ao invés de os descartarem no lixo após o corte, utilizam os fios na confecção de perucas para doação à pacientes com câncer. No último dia da Fevest (10), o projeto arrecadou 50 mechas de cabelos dos visitantes, onde foi realizado cortes de cabelo gratuitos. A iniciativa é uma forma de melhorar a autoestima de pacientes que estão passando por um tratamento contra o câncer.
Com a abertura do evento ao público nos dois últimos dias (09 e 10/07), o Sindvest convidou a Apae -Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Friburgo- para ficar responsável pela bilheteria e toda a renda revertida à instituição, cobrando a entrada no valor de R$2,00.
Fevest 2017
Como Nova Friburgo vem a cada ano reafirmando seu título, reconhecido há alguns anos, como a Capital Brasileira da Moda Íntima, e referência no setor por representar o desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no Brasil, o Sindvest já anuncia a 27ª edição para o período de 5 a 9 de julho de 2017, no mesmo formato.
A FEVEST é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema FIRJAN e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Rede InterTV, TexBrasil, Abit, Apex - Brasil; e organização da Teia de Eventos.
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