sexta-feira, 20 de julho de 2012

Instituições parceiras trabalham para consolidar o interior do Estado do Rio de Janeiro como principal polo de moda íntima do país



A maior Feira Brasileira de Moda Íntima acontece em Nova Friburgo de 5 a 7 de agosto

Com números bastante expressivos, o polo de moda íntima da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, em que engloba as cidades de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Carmo, Sumidouro, Cordeiro, Macuco, Cantagalo, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto, é responsável por 25% de toda a produção nacional de lingeries. São cerca de 691,6 milhões de peças produzidas por ano - considerando-se apenas calcinhas e sutiãs -, possui aproximadamente 1,5 mil empresas e empregam mais de 20 mil trabalhadores; com destaque especial para Nova Friburgo, única cidade do polo que possui fornecedores de todos os setores que compõem o processo produtivo da moda íntima, como fabricantes de tecidos, rendas, aplicações e aviamentos.

E, por trás de todos esses grandiosos números e know-how, que visam consolidar o município como o primeiro polo confeccionista do país em volume de produção e negócios, estão importantes intuições apoiadoras, como SEBRAE, SENAI Moda e Design, SENAI Cetiqt, APEX Brasil, SEDEIS, SINDVEST - Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região, e FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio-, um dos principais parceiros e fomentadores do polo de moda íntima do interior, que desde o ano 2000, baseado em estudos específicos feitos pela Fundação Getúlio Vargas, desenvolve projetos objetivando o progresso econômico do segmento, por meio do aprimoramento de competências fundamentais à gestão, ao planejamento, à produção e à comercialização em micro e pequenas empresas, com foco estratégico na competitividade.

Neste cenário, a FIRJAN é um dos provedores de recursos para a realização da maior Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima - FEVEST 2012-, que acontece em Nova Friburgo/RJ, entre os dias 05 e 07 de agosto, no Country Clube. Além desse aspecto, o papel da Federação como parte do Conselho da Moda é apoiar o SINDVEST na articulação, concepção, organização e realização da Feira. “A nossa expectativa é o desenvolvimento, a consolidação e a sustentabilidade do polo”, revela a presidente regional da Federação, Nelci Layola Porto. 

Um ponto positivo destacado por Nelci é o retorno da FEVEST ao seu formato original, de feira de negócios, “esta forma é ideal para a economia da região, pois neste evento há a oportunidade de juntar indústrias, clientes e fornecedores, otimizando o tempo e o deslocamento em um único ambiente, gerando a sinergia necessária para que pedidos e contratos sejam fechados”, afirma.


Foco da Firjan na expansão da indústria da moda

Apesar da FEVEST se apresentar como o maior cartão de visitas do polo, as atuações da Firjan não se resume a este período. Segundo Nelci, “existe uma programação ininterrupta de ações durante todo o ano, em que são oferecidos cursos específicos para o setor, pesquisa e divulgação de tendências de moda, consultorias, qualificação para o mercado interno e para exportação, acompanhamento de benefícios fiscais e tributários inerentes ao nosso produto, etc.” - explica a presidente regional da Firjan, Nelci Layola.

“Todas estas ações têm como foco a expansão da Indústria da Moda Íntima nesta região, com uma programação extensa e diversificada, que são patrocinadas por diferentes parceiros do Polo como a própria FIRJAN, o SEBRAE, SENAI Moda e Design, SENAI Cetiqt, APEX Brasil, SEDEIS, dentre outros, sob a coordenação do Conselho da Moda”, revela Neci:

- Prêmio Destaque Da Moda - Reconhece e premia empresas de destaque dentro do Polo em Design e Responsabilidade Social e Ambiental; esta ação tem foco em melhorar a qualificação tornando as empresas participantes mais competitivas, e todas as empresas inscritas recebem uma consultoria gratuita na categoria em que estão concorrendo.

- Programa Master para empresários, gestores e profissionais de negócios de moda do polo de moda íntima – Visa aprimorar a visão estratégica e o conhecimento do microambiente de negócios, por parte dos empresários e gestores,  para o incremento da competitividade da empresa, do polo e da região.

- PEIEX- Projeto Extensão Industrial Exportador - Projeto idealizado pela APEX Brasil e executado pela UERJ, que visa a capacitação das empresas para incrementar a competitividade, qualificando as mesmas e ampliando os mercados das indústrias da nossa região.

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